Notícias

Com apoio da RBR, jovem brasileiro fecha contrato para correr na Europa

Data: 27/02/2012
Felipe Fraga, de 17 anos, assina com a Tech1 Racing, uma das melhores da Fórmula Renault Alps. Tocantinense deve fazer cinco testes na World Series

Ele mal completou 17 anos, mas já é uma das apostas da empresa que levou o alemão Sebastian Vettel à Fórmula 1 e criou a equipe mais forte dos últimos anos na categoria, a RBR. Pentacampeão brasileiro e campeão pan-americano de kart, Felipe Fraga fará em 2012 sua temporada de estreia no automobilismo. O torneio escolhido por este paraense radicado em Tocantins para este primeiro passo é a Fórmula Renault Alps, uma das diversas divisões existentes na Europa composta por carros monomarca, todos equipados com motores franceses de 215 cavalos de potência. Ele defenderá a Tech1 Racing, equipe pela qual também fará cinco sessões de testes com um carro da World Series, que é considerada um dos últimos degraus antes da Fórmula 1.

- Como eu nunca corri na Europa, conversei com meus apoiadores e preferimos a Alps, uma das várias opções da F-Renault. Porque não é legal chegar botando a cara no topo do automobilismo, então vamos começar com mais calma, pegando experiência. Dependendo do resultado, vamos direto para a World Series, que hoje é a porta para a Formula 1 – revela, já instalado na cidade de Toulouse, na França.

Na F-Renault Alps, o campeonato é formado por sete rodadas duplas, totalizando 14 corridas. Três rodadas são em território italiano: Monza, Ímola e Mugello, pistas consagradas pelas provas da F-1, da GP2 e da MotoGP. As restantes são em circuitos que recebem ou já receberam a F-1: Spa-Francorchamps, na Bélgica; Zeltweg, na Áustria; Paul Ricard, na França, e Barcelona, na Espanha. O contato com o novo time será diário, já que Felipe vai morar em território francês, bem próximo à oficina da Tech1, uma das equipes mais fortes da categoria. Contudo, o piloto prefere conter o entusiasmo pela nova fase pensando em seus planos de longo prazo.

- O campeonato parece ser muito legal. Assisto a vídeos, mas agora tenho que conversar muito com os engenheiros. Como vou morar aqui, visitarei a sede da equipe todo dia, já combinamos de ir para o simulador este mês inteiro, ver telemetria e tudo! Conheço as pistas só pelo vídeogame, pois nunca andei de fórmula fora do pais. Vai ser bem difícil a adaptação, mas estou muito confiante. Acho que a equipe vai me dar apoio para chegarmos com tudo logo na primeira corrida – acredita o piloto, que em 2010 faturou R$ 100 mil pela vitória na Seletiva de Kart, e investiu este dinheiro em treinos com um carro da Fórmula 3 Sul-Americana.

Fraga é apoiado desde o fim do ano passado pela mesma empresa que levou o alemão Sebastian Vettel à Fórmula 1, graças a um programa de patrocínio e treinamento que começou cedo, quando o atual bicampeão mundial tinha apenas 11 anos de idade. Ao longo do ano, além das corridas da F-Renault, Felipe vai ganhar experiência em cinco sessões de testes com um carro da World Series, que tem cerca de 600 cavalos.

- A equipe me conhece bem e sabe de todos os meus resultados e treinos de Fórmula 3 no Brasil ate hoje. Eles disseram que, para eu fizer estes treinos, vou ter que estar bem preparado fisicamente, mentalmente e também com bons resultados na F-Renault. Então vai depender muito de mim durante o ano – frisa o competidor.

A temporada da 2012 da Fórmula Renault Alps começa no dia 25 de março, no circuito de Monza, na Itália.

 

Foto: Divulgação



fonte: Por Alexander Grünwald e Rafael Lopes - São Paulo e Rio de Janeiro / Globo.com